Com controle de bola absoluto,Lyon se sagra campeão da Copa da França pela 11ª vez
- Raffa Carolina
- 10 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Ganhando na disputa de pênaltis por 4 a 3, Lyon continua reinando na França e no futebol feminino europeu

Foto: Divulgação/ Twitter OL Lyon
Na tarde deste domingo (10), o Lyon enfrentou o PSG, em jogo válido pela Copa da França no Stade L’Abbe Deschamps, em Auxerre. Sendo o segundo jogo de ambas as equipes na temporada, depois de mais de cinco meses de paralisação por conta da pandemia do novo Coronavírus.
As duas equipes vieram com a força total e fizeram um jogo emocionante: mas o que podemos deixar registrado é o controle de jogo feito pelo Lyon, e a defesa do time parisiense atenta na partida. Com apenas 10 minutos de jogo, sob uma forte chuva que caía em Auxerre, a luz do estádio se apagou, mas o comitê organizador do local conseguiu resolver a situação o mais rápido possível e, menos de 20 minutos, a bola voltou a rolar.
Após este apagão, o Lyon que teve uma boa chance perto dos 9’, deixou que o PSG dominasse a partida, contudo isto durou pouco tempo e a equipe lionesa voltou a ter as melhores ações no jogo, controlando a partida. Mesmo com todo o controle e pressão exercidas sob o PSG, o primeiro tempo terminou sem gols.
Na segunda etapa, o Lyon continuou com toda a pressão e controle no jogo, contudo o Lyon tinha grandes dificuldades no último passe, Nikita Parris, a artilheira do Lyon na competição, com 6 gols, teve boas chances, contudo foram bem tiradas pela defesa. O que faltava ao PSG se via no Lyon e o que se via no Lyon faltava no PSG: enquanto o Lyon tinha o controle do jogo, algo que o PSG precisava para conseguir finalizar e o Lyon precisava de jogadoras com o passe final ou que estivessem mais centralizadas em campo, algo que o PSG possuía.
O Lyon criou mais algumas boas chances na segunda etapa, mas não soube ser tão cirúrgico no último passe e o PSG tentava se controlar defensivamente da forma como podia. A segunda etapa terminou no 0 a 0 e mais emoção guardada para a disputa de pênaltis.
As brasileiras Luana e Formiga foram relacionadas para o jogo, contudo apenas Formiga atuou desta vez, sendo substituída aos 14’ do segundo tempo.
Nos pênaltis, até a quarta cobrança estava tudo igual, Endler, defendeu o chute de Le Sommer e logo em seguida, foi cobrar e chutou para fora. Na quinta cobrança, o Lyon passou na frente com Lucy Bronze e a goleira Sarah Bouhaddi defendeu o chute de Léa Khefi, o que garantiu a décima primeira conquista do Lyon, a segunda de forma seguida.
Mas quem pensa que a temporada acabou, se engana: tanto o Lyon quanto o PSG ainda tem a Liga dos Campeões pela frente, ambas as equipes entram em campo no próximo dia 22 de Agosto (sábado), o PSG enfrenta o Arsenal e o Lyon enfrenta o vice-campeão alemão, o Bayern de Munique. A Liga dos Campeões ocorre a partir do dia 21 de Agosto na Espanha, em San Sebastián e Bilbao.
Comentarios