Houston Dash ou Chicago Red Stars: quem será o mais novo campeão da Challenge Cup?
- Raffa Carolina
- 25 de jul. de 2020
- 4 min de leitura
Sem disputa de pênaltis, Houston Dash vence pelo placar magro de 1 a 0 o Thorns e o Chicago Red Stars fez um dos jogos mais emocionantes até agora da Liga Norte-Americana de Futebol Feminino

Foto: Divulgação Chicago Red Stars
Na última quarta-feira (22), tivemos no Rio Tinto Stadium , em Sandy, no estado de Utah, os dois jogos das semifinais da NWSL Challenge Cup. E se esperávamos jogos sem gols e que fossem para a disputa de pênaltis, aconteceu tudo ao contrário: foram jogos bem emocionantes, sem penalidades.
Para estrear o Rio Tinto Stadium tivemos a vitória por 1 a 0 do Houston Dash diante do Portland Thorns, que havia eliminado o North Carolina Courage nas quartas de final. E para encerrar o dia, o Chicago Red Stars conseguiu se classificar para as finais ao eliminar o Sky Blue por 3 a 2, com uma boa parte do resultado construído ainda na primeira etapa.
Perdeu os jogos ou quer relembrar, confira um pequeno resumo abaixo:
Quarta-Feira, 22 de Julho, 13h30
Portland Thorns 0 x 1 Houston Dash
Vindo animado de uma vitória diante do North Carolina Courage e sem a principal referência no ataque, Lindsey Horan, que acabou se lesionando, o Portland Thorns perdeu para o Houston Dash, de Mewis e Daily por 1 a 0, gol marcado pela capitã inglesa Rachel Daly aos 25 minutos da segunda etapa, depois de uma cobrança de escanteio.
O Portland criou a maioria das jogadas e pressionou a equipe do Texas, contudo, por diversas falhas de na finalização, o Thorns pouco conseguiu ser efetivo nas chances de gol, além do Dash contar com boas defesas de Jane Campbell, que mais uma vez foi um dos destaques da partida.
Na segunda etapa, o Portland retornou no mesmo ritmo do primeiro tempo, contudo, viu o Dash marcar o único gol da partida e se classificar à final. O gol saiu aos 25 minutos, após o escanteio cobrado, a canadense Schmidt cabeceou a bola no travessão e Daly aproveitou a sobra. No momento do gol, o Dash se encontrava com mais posse de bola e pressionava mais o Thorns e Daly se tornou uma das artilheiras da competição ao marcar, igualando Tziara King, do Utah Royals e Lynn Williams, do North Carolina Courage, ambas com 3 gols nesta edição da Challenge Cup.
Com o resultado, o Houston, chega a primeira final de sua história, sem antes se classificar aos playoffs da NWSL, enquanto o Portland dá adeus à NWSL e a Utah com uma campanha irregular: em seis jogos disputados nesta edição, o Thorns teve apenas uma vitória.
Quarta-Feira, 22 de Julho, 23h
Chicago Red Stars 3 x 2 Sky Blue
Quem pensava que iria ser um jogo como qualquer outro da NWSL se enganou: até agora o melhor jogo desta edição. O Chicago Red Stars se tornou finalista ao derrotar o Sky Blue por 3 a 2, gols marcados por Bianca St. Georges, Rachel Hill e Savannah McCaskill marcaram para o Red Stars.
Mesmo com mais posse de bola, o Sky Blue viu o Red Stars ser mais efetivo em suas finalizações ainda no início da primeira etapa e logo aos 8’, Bianca St. Georges abriu o marcador para o Red Stars. Aproveitando de mais uma falha da defesa adversária, três minutos depois, o Red Stars ampliou o placar com Rachel Hill.
A primeira etapa seguiu desta forma: mais posse de bola para o Sky Blue, que poucas chances teve de diminuir o placar, e o Chicago Red Stars quando estava com a posse da bola, aproveitava bem as chances, mas não conseguiu sair do 2 a 0 no marcador.
No segundo tempo de jogo, aos 15’ o Chicago Red Stars fez o terceiro gol. O que se esperava estar encerrado e o Sky Blue desclassificado, mudou alguns minutos depois: aos 27’, Viens diminui o placar após cobrança de escanteio de Zerboni. Aos 32’, Midge Purce, uma das melhores pelo lado do Sky Blue, faz uma bela jogada que deixa as defensoras do Chicago para trás, com toda a liberdade para cruzar a grande área das adversárias. Após passe rasteiro, Purce vê Julie Ertz colocar marcar o gol contra, o que fechou o placar e deu números finais à partida.
Mesmo com mais posse de bola e boas chances no final da partida, o Sky Blue não conseguiu empatar a partida e viu o Chicago Red Stars se classificar pelo segundo ano seguido para as finais. Mas, agora as chances são maiores de uma vitória, já que esta final está aberta e não temos favoritos ao título. A única coisa que sabemos é que teremos um novo campeão na NWSL.
Confira abaixo todo o caminho das duas equipes até a grande final:
Trajetória de Houston Dash e Chicago Red Stars até a final
HOUSTON DASH
Fase Classificatória
1ª Rodada:
Houston Dash 3 x 3 Utah Royals
2ª Rodada
Houston Dash 2 x 0 OL Reign
3ª Rodada
Sky Blue 2 x 0 Houston Dash
4ª Rodada
Washington Spirit 1 x 0 Houston Dash
Quartas de Final
Houston Dash 0 (3) x (2) 0 Utah Royals
Semifinal
Portland Thorns 0 x 1 Houston Dash
Total:
Em seis jogos o Houston Dash teve 2 vitórias no tempo regulamentar, 1 vitória nos pênaltis, dois empates no tempo regulamentar e duas derrotas ainda na primeira fase.
CHICAGO RED STARS
Fase Classificatória
1ª Rodada
Chicago Red Stars 1 x 2 Washington Spirit
2ª Rodada
Portland Thorns 0 x 0 Chicago Red Stars
3ª Rodada
North Carolina Courage 1 x 0 Chicago Red Stars
4ª Rodada
Chicago Red Stars 1 x 0 Utah Royals
Quartas de Final:
OL Reign 0 (3) x (4) 0 Chicago Red Stars
Semifinal:
Chicago Red Stars 2 x 3 Sky Blue
Total:
Em seis jogos o Chicago Red Stars teve uma campanha bem semelhante à do Houston Dash na NWSL: duas vitórias no tempo regulamentar, uma vitória nos pênaltis, dois empates e duas derrotas, ambas na fase classificatória.
A final ocorre no próximo Domingo (26), a partir das 13h30 no Rio Tinto Stadium, no estado de Utah. Neste momento só temos certeza de uma coisa: que a final está aberta e não sabemos quem vai sair como vencedor do Torneio.
Comments