NWSL chega à semifinal com jogos surpreendentes
- Raffa Carolina
- 22 de jul. de 2020
- 4 min de leitura
Mudança de estádio e confrontos totalmente inesperados marcam esta nova fase da Challenge Cup, que se inicia nesta quarta-feira (22) com os dois jogos. Final já é no próximo Domingo (26)

Foto: Divulgação/ NWSL
O Zion’s Bank Stadium se despediu da Challenge Cup acompanhando jogos com resultados completamente inesperados e a despedida da brasileira Debinha da competição, sendo uma das melhores em campo durante a fase classificatória e as quartas de final pelo North Carolina Courage.
Portland Thorns, Houston Dash, Sky Blue e Chicago Red Stars agora seguem na disputa de um título da NWSL Challenge Cup, com a possibilidade do Thorns se tornar o maior campeão e Houston Dash, Sky Blue ou o Red Stars experimentar o gosto de vencer o campeonato pela primeira vez.
E um fato histórico na NWSL até agora: esta foi a primeira vez em que 3 dos 4 jogos foram decididos nas penalidades máximas, o que aumentou a emoção dos fãs de uma das ligas mais populares quando se trata do futebol feminino.
Quer saber um pouco mais sobre como foram os jogos da quartas de final? Confira um pequeno resumo:
Sexta-Feira, 17 de Julho as 13h30
North Carolina Courage 0 x 1 Portland Thorns
Iniciando as quartas de final entre Courage, que tinha praticamente a equipe completa para o Torneio, contra a equipe do Portland, que foi a pior equipe na primeira fase, com apenas 3 pontos em 4 jogos, o Thorns com certeza chegou nesta fase como um dos “azarões” e usou isto a seu favor: contando com o favoritismo do atual bicampeão, melhorou o seu estilo para a partida decisiva e venceu o primeiro jogo nesta temporada e ainda com gol de uma estreante: Morgan Weaver marcou o gol de estreia na liga e fechou o placar no início da segunda etapa.
O Courage ainda teve boas chances que saíram principalmente dos pés de Debinha, jogadora que esteve presente em todas as áreas do campo, criando jogadas, chegando à grande área e ainda por cima foi uma das jogadoras que mais finalizou para o NCC, contudo parou nas mãos de Eckerstrom, que foi a melhor jogadora pelo Thorns.
Com a derrota do North Carolina Courage, a equipe foi eliminada antes das semifinais, e, assim a única jogadora brasileira da competição, Debinha deu adeus à competição precocemente.
E a partir de agora só temos jogos que finalizaram com a disputa das penalidades:
Sexta-Feira, 17 de Julho, às 23h
Houston Dash 0 (3) x (2) 0 Utah Royals
Ainda na última sexta-feira (17), nós tivemos a realização do segundo jogo das quartas de final entre Houston Dash e as donas da casa, o Utah Royals, que contava com algumas das principais jogadoras em campo: Amy Rodrigues e Vero, que criaram boas chances, assim como o Houston, que no geral, teve a mais posse de bola no jogo (56 a 44%).
O que mais marcou a partida não foi nem tanto o futebol jogado e sim a quantidade de faltas e cartões amarelos na partida: no total foram 23 faltas (12 para o Houston Dash e 11 para o Utah) e um total de 6 amarelos- 2 para o Dash e 4 para o Royals. A atuação da árbitra em campo causou a irritação das jogadoras, que já estavam insatisfeitas há um bom tempo.
Aliás, uma coisa que vem marcando este torneio, é a má atuação da arbitragem e neste jogo não foi diferente: tiveram lances como um impedimento claro que não foi marcado para o Houston, além de faltas que não foram marcadas.
No início da segunda etapa, uma das principais jogadoras do Utah entrou na partida, Tziara King, uma das artilheiras do Utah e da Challenge Cup, contudo, apesar de boa atuação em campo e até a clara melhora do Royals em campo, nada pode evitar para que a partida ganhasse uma emoção a mais e fosse para os pênaltis.
Contando com a boa atuação de Jane Campbell, o Houston viu Amy Rodriguez, Vero B. e Rachel Corsie errarem pelo Utah e perder apenas uma das quatro cobranças. Ganhando por 3 a 2 nas penalidades máximas.
Sábado, 18 de Julho, as 13h30
Washington Spirit 0 (3) x (4) Sky Blue
Iniciando o terceiro jogo das quartas de final, Washington Spirit, de Rose Lavelle, enfrentou o Sky Blue e empataram em 0 a 0 no tempo regulamentar. O Washington Spirit foi melhor durante toda a partida, tendo as melhores chances de abrir o placar e sair com a vitória, contudo parou na trave de Kailen Sheridan, goleira do Sky Blue. Na maioria do jogo o Sky Blue se viu pressionado pelas chances do Washington Spirit.
O Spirit mesmo possuindo todo o poder de decisão em Lavelle, só contou com a jogadora na metade da segunda etapa, contudo, não evitou o empate para a equipe. O Sky Blue teve duas chances apenas no segundo tempo.
Nos pênaltis, até a terceira cobrança o placar estava igual: duas cobranças convertidas igualmente, depois disso brilhou Kailen Sheridan, que defendeu a quinta cobrança de Bayley Fest e foi uma das responsáveis da classificação do Sky Blue para as semifinais.
Sábado, 18 de Julho, as 23h
OL Reign 0 (3) x (4) 0 Chicago Red Stars
E fechando os jogos no Zion’s Bank Stadium, um dos finalistas da edição de 2019 da NWSL conseguiu vencer por 4 a 3 nos pênaltis, avançando à mais uma semifinal. Os 90 minutos de partida foi bem equilibrado com chances para as duas equipes, mas este confronto foi marcado pela boa atuação das goleiras. O Reign teve mais posse de bola (55 a 45) e mais finalizações, 10 ao todo, mas nem isto evitou a disputa de pênaltis.
Pelo Chicago Red Stars, todas as quatro cobranças foram convertidas: Julie Ertz, Vanessa DiBernardo, Kealia Watt e Rachel Hill acertaram o gol. Pelo lado do Reign, Shirley Cruz iniciou as cobranças isolando e Lauren Barnes acertou na trave na última cobrança da equipe, o que garantiu o Red Stars como semifinalista.
Como fica agora?
Nesta quarta-feira (22), os dois jogos da semifinal ocorrem: o Portland Thorns tem a missão de chegar a mais uma final enfrentando o Houston Dash a partir das 13h30, enquanto Washington Spirit e o Chicago Red Stars disputam uma vaga à final a partir das 23h, ambos os jogos no horário de Brasília.
A partir desta fase, os jogos ocorrem todos no Rio Tinto Stadium, também localizado em Utah, o estádio geralmente é utilizado para mandar todos os jogos do Utah Royals pela NWSL.
Comments