Nadine Bastos é a primeira mulher que vai fazer parte da Central do Apito na Globo
- Raffa Carolina
- 15 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
A catarinense de 37 anos foi arbitra até 2017, quando se aposentou dos gramados e estreou pela FOX Sports como comentarista de arbitragem do canal fechado

Foto: Divulgação/ Fox Sports
Mais uma vitória para a mulher no mundo do futebol: a ex-árbirtra e ex- assistente do quadro FIFA, Nadine Bastos agora faz parte do grupo Globo a partir desta quarta-feira (15). A partir de agora Nadine irá participar das transmissões tanto dos jogos da Globo quanto do SporTV como analista de arbitragem.
Nadine será a primeira mulher a fazer parte do "Central do Apito", juntamente com nomes como Paulo César de Oliveira, Sálvio Spíndola e Sandro Meira Ricci, que já estão há muitos anos na TV Globo, além de participar do "A Regra é Clara", quadro apresentado no programa Seleção SporTV, comandado pelo jornalista André Rizek.
De acordo com informações apuradas pelo portal UOL, a Globo já tinha um desejo antigo de ter Nadine fazendo parte do grupo de Esportes da emissora carioca desde o início de 2020. Tanto Nadine quanto Fernanda Colombo, ex-arbitra que já passou pela Bandeirantes e chegou a gravar alguns pilotos do Central do Apito antes da pandemia do novo Coronavírus.
"Estou muito feliz por fazer parte da equipe de comentaristas de arbitragem da Globo. É um novo momento da minha vida, um novo ciclo na minha carreira. Estou bem motivada", declarou Nadine em matéria para o GloboEsporte.com
Por ser uma das pioneiras quando se trata de arbitragem feminina, Nadine acredita que é importante este momento para inspirar mulheres a estarem em cargos dentro e fora das quatro linhas.
"Para mim, é importante, é um momento para inspirar novas mulheres a entrar no esporte, a seguir o sonho delas. Acho que a responsabilidade aumenta cada vez mais por abrir uma porta para que outras mulheres possam seguir este caminho", acrescentou Nadine.
Quem é Nadine Bastos?
Nadine Bastos é de Florianópolis, Santa Catarina e iniciou na arbitragem em 2007, como assistente de árbitra nos jogos do Campeonato Catarinense. Em 2011 estreou no Campeonato Brasileiro na partida entre Corinthians e Ceará. Foi eleita por 5 anos seguidos a melhor árbitra assistente do Campeonato Estadual de Santa Catarina.
Em 2014 recebeu a insígnia da FIFA em seu uniforme, se tornando assim árbitra da entidade máxima do futebol mundial. Seu maior destaque foi trabalhar na partida de ida da final da Copa do Brasil entre Atlético Mineiro e Grêmio, partida esta que o tricolor gaúcho ganhou por 3 a 1.
Se aposentou dos gramados em 2017, aos 34 anos . No mesmo ano, se tornou a primeira mulher a se tornar comentarista de arbitragem nos canais Fox Sports.
Esperamos que Nadine seja apenas a primeira de muitas a conseguir entrar no mundo da arbitragem, que ainda é majoritariamente machista. Assim como Nadine, espeamos que cada vez seja mais comum vermos o mundo do futebol mais plural e democrático.
Comments