Marcando 01 ano do início da Copa do Mundo de 2019 na França, Conmebol anuncia medidas no futebol f
- Raffa Carolina
- 8 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Uma das medidas que foi tomadas pela entidade foi a suspensão de novas licenças para a disputa da Libertadores Feminina, contudo isto não afeta os clubes que já estão classificados para a competição

Foto: Divulgação/ Conmebol
No dia em que marca 01 ano do início de uma das maiores edições de Copa do Mundo Feminina, que foi realizada na França e reuniu mais de 1 bilhão de espectadores, a Conmebol, entidade responsável pelo futebol da América do Sul, informou em uma nota oficial a mudança de algumas medidas relacionadas ao futebol feminino.
Por conta da pandemia do novo Coronavírus, todos os campeonatos de futebol foram paralisados, e por não se ter uma previsão de retorno, algumas competições se encontram ameaçadas de não ocorrerem. Entre as medidas anunciadas pela entidade, uma delas é a não obrigatoriedade as equipes que estão disputando a Libertadores de não terem uma equipe feminina para participar do restante da Copa Libertadores da América de 2020.
Inicialmente, as informações que tivemos acesso falava de uma suspensão da edição de 2020 da Copa Libertadores Feminina, contudo, isto foi negado pela própria Conmebol, que apenas fala sobre a suspensão para este ano do licenciamento das equipes e, as datas da competição se mantêm conforme o calendário da entidade- prevista para ocorrer entre os dias 25 de Setembro até 11 de Novembro, em Santiago, capital do Chile.
Até o momento temos 09 equipes classificadas para a Libertadores Feminina: pelo Brasil 03 times: o Corinthians por ser o atual campeão, Ferroviária, a campeã brasileira e o Avaí/Kindermann, que acabou herdando a vaga que havia sido conquistada pelo Corinthians por ter chegado a final do Brasileiro Feminino. Pelos demais países da América do Sul: Santiago Morning (campeão chileno de 2019), Libertad e Sol de América (campeão e vice-campeão do campeonato Paraguaio), Boca Juniors (primeiro colocado da fase classificatória do Campeonato Argentino 2019/20), Universitário (Campeão do Peru em 2019) e o Peñarol (campeão uruguaio). Ainda faltam ser decididas mais 07 vagas até Outubro. Contudo, a entidade sul-americana garantiu que segue apoiando o futebol feminino, independente da medida.
Em um ano que prometia ser um dos melhores em relação ao futebol feminino, esta medida tomada pela Conmebol, de forma a ajudar as equipes do masculino a retornarem com a Libertadores ainda este ano, só vai nos trazer mais retrocesso para a modalidade na América do Sul, em um local que ainda caminhamos a passos lentos para uma melhora do futebol feminino.
Comments