Futebol e Política são coisas que caminham juntas
- Raffa Carolina
- 1 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Depois de diversos protestos em alguns estados do Brasil em prol da democracia, chegamos a uma conclusão de que o futebol pode servir como uma ferramenta de manifesto político

Torcida organizada do Corinthians, Gaviões da Fiel e demais torcidas organizadas reunidas no vão do Masp, em São Paulo em protesto a favor da democracia. Foto retirada do Site oGlobo.com do dia 31 de Maio de 2020.
Depois dos anos 1980 termos o movimento Democracia Corintiana que durou 02 anos e afetou toda uma geração, atualmente fora dos gramados, presenciamos diversas torcidas organizadas se posicionando contra o regime fascista. Neste domingo (31), as torcidas organizadas de Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians foram até a Avenida Paulista e deixaram a rivalidade de lado para se manifestar por algo que tem em comum: lutar pela democracia.
No Rio de Janeiro, também tivemos notícias de protestos de Flamenguistas, além de protestos em Minas Gerais, por parte de torcedores do Atlético Mineiro. Isso mostra que
futebol e política sempre tiveram ligados e caminham juntos até hoje.
Principalmente quando se trata de alguma troca de favores, como ocorreu na última semana de dirigentes de Flamengo e Vasco irem ao encontro do presidente Jair Bolsonaro para pedir o retorno do futebol, algo que Bolsonaro é favor.
Não falamos somente da questão de dirigentes, clubes e o poder vigente, e, sim da questão do futebol como uma ferramenta importante de mobilização social. Ou seja, sempre o futebol e a política caminharam e caminham juntos e, com isso, percebemos que nós torcedores não podemos ficar calados, pois a situação não afeta somente a uma torcida e sim a todos, pois não existe um meio mais democrático que o próprio futebol.
Sabemos que o futebol sempre foi de todos e sempre será, e, sim é uma ferramenta que mobiliza milhares de brasileiros para uma situação democrática e sem privilegiar a uma elite que não estará beneficiando as pessoas que realmente precisam e sim a quem eles terão alguma coisa em troca, então a partir do momento em que os jogadores e a própria equipe se posicionarem sobre os assuntos que temos urgência em nossa sociedade, muitas coisas serão diferentes. E, você como torcedor, sempre se posicione a favor ou contra uma postura de seu clube nas redes sociais.
Afinal, o futebol é meu, é seu, é de TODOS. Ou seja, um espaço democrático.
Comentarios