Com o Brasil entre os finalistas, FIFA divulga data para o anúncio do país sede da Copa do Mundo de
- Raffa Carolina
- 18 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Em razão da pandemia do novo coronavírus, votação para a escolha do anfitrião estava marcada para o início de junho, foi adiada para o dia 25 de junho, quando a FIFA divulga o país sede do próximo mundial feminino

FOTO: Divulgação/FIFA
O Conselho da FIFA, órgão responsável pelas competições a nível mundial, informou nesta última sexta-feira (15), a nova data para o anúncio da sede da próxima Copa do Mundo de 2023. Dentre os finalistas, o Brasil é um deles, junto com Colômbia, a candidatura conjunta Austrália e a Nova Zelândia e o Japão.
Em vez da realização de uma cerimônia em Addis Ababa, capital da Etiópia, ela vai ocorrer de forma remota. Neste atual ciclo até 2023, ano do Mundial, a FIFA vai investir um total de 1 bilhão de dólares (R$5,59 bilhões na cotação atual) para o investimento e fomento na modalidade.
"A FIFA continua comprometida com a implementação do processo de licitaçãi mais abrangente, objetivo e transparente da história da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Isso faz parte do nosso compromisso geral com o futebol feminino que, entre outras coisas, verá a FIFA investir 1 bilhão de dólares no futebol feminino durante o ciclo atual", declarou a Secretária Geral da FIFA, Fatma Samoura ao site oficial da FIFA.
O processo para a escolha da nova sede ocorrerá da seguinte forma: primeiro, apresentam-se todas as propostas ao vivo e depois disso tem uma votação aberta e os votos serão divulgados no site oficial da instituição (FIFA.com) com a escolha de cada membro participante. O objetivo da entidade é fazer com que a votação seja o mais transparente e honesta, sendo bem claro o processo de escolha da próxima sede.
Para a próxima Copa, que será realizada em 2023, terá um número maior de seleções participantes: 32, e não mais 24, como ocorreu no Mundial passado. E, com 32 seleções na disputa pelo título, o número se iguala à edição masculina da competição.
PROPOSTA DO BRASIL
A CBF encaminhou a sua candidatura no início de 2019, e colocou no livro de candidatura oito cidades como sedes Belo Horizonte (Estádio: Mineirão), Brasília (Estádio: Mané Garrincha), Manaus (Estádio: Arena da Amazônia), Porto Alegre (Estádio: Beira-Rio), Recife (Estádio: Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio: Maracanã), Salvador (Estádio: Arena Fonte Nova) e São Paulo (Estádio: Arena Corinthians), com a decisão ocorrendo no Maracanã.
Além da definição das cidades que receberiam o Mundial, foram mapeados mais de 60 Centros de Treinamento (CT) e 1000 hotéis ao redor das cinco regiões brasileiras que estariam aptos a receber as delegações dos outros países. E, sobretudo, os locais mapeados pela entidade serviriam também para a realização de outras atividades como workshops, sorteios e eventos paralelos.
De acordo com o livro disponibilizado pela CBF, as datas do Mundial de 2023 seriam as seguintes:
Fase de Grupos: 13 a 27 de julho
Oitavas de Final: 29 de julho a 1 de agosto
Quartas de Final: 04 e 05 de agosto
Semifinais: 08 e 09 de agosto
Decisão do terceiro lugar: 12 de agosto
Final: 13 de agosto.
Comentários