Não desista do futebol, mulher!
- ADM
- 31 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Quantas vezes ouvimos que o futebol não nos pertence? Quantas vezes ouvimos questionamentos sobre nosso entendimento sobre o esporte?

Foto: Dibradoras.
"Futebol não é coisa de mulher", "o que é impedimento?", "qual nome do goleiro do seu time?", "só gosta de futebol para agradar macho", "só assiste aos jogos para ver os jogadores".
Eu sei, algum desses comentários você já escutou, né? E não seria aposta perdida se dissesse que já ouviu todos eles.
Desde pequenas somos instruídas a brincar de boneca, a bola é do homem. Víamos os homens sentados, assistindo uma partida de futebol, e suas companheiras preparando petiscos, pois o lugar da mulher, segundo eles, é na cozinha! Só nós sabemos o quanto isso foi opressor, depois que passamos admirar o esporte. A aceitação era primordial e o medo da rejeição tomava conta! "Será que eles vão me aceitar na resenha?", "será que eles não vão questionar o meu posicionamento?", "será que vão fazer perguntas difíceis que não saberei responder?", "o que vão me perguntar?". Eu sei, esses pensamentos tomavam conta de você! Éramos minoria, aliás, ainda somos. Mas hoje, aprendemos ser mais fortes. Hoje, sabemos lidar com esses pensamentos torturadores. Hoje, nós podemos vestir a camiseta do nosso time do coração, pois os comentários contrários, não nos afetam tanto. Mulher, não desista do futebol, o nosso grito na bancada, no sofá de casa assistindo aquele programa de esporte, naquela roda de amigos comentando sobre o jogo do dia anterior ou no gramado jogando, está crescendo! Mulher, não desista da sua paixão, do seu amor, da sua maior admiração, você não precisa provar nada! Mulher, não desista agora, sabemos o quão difícil é lidar com algumas situações, mas nós estamos vencendo todos os dias. Faltam caminhos serem percorridos, mas nós chegaremos, lutaremos juntas, conquistaremos cada vez mais o nosso lugar. Só não desista, mulher! O futebol é meu, é seu, é delas, é deles. O futebol não tem padrões. O futebol é nosso, é do povo, é de todos. Estamos cada vez mais perto, não desista, mulher!
Brenda Magalhães
Comments