O Estádio é Delas!
- ADM
- 10 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
"me diz a regra do impedimento" "ah mas você é mulher, futebol é pra homem" "ir no estádio? isso não é coisa pra mulher" "ou é maria-chuteira, ou é fã de jogador bonito"
São algumas dentre as diversas frases que infelizmente ainda circulam na boca das pessoas. Mas graças aos tempos modernos e as mulheres que lutam todos os dias pela representação feminina no futebol, vem sendo cada vez mais comum ver mulheres no meio esportivo, mas, nem sempre foi assim.

Torcedoras atleticanas contra o machismo. O futebol sempre foi considerado uma prática inapropriada para mulheres, seja em campo ou nas arquibancadas, na cobertura jornalística, nas direções dos clubes e federações etc. As mulheres tem ganhado espaço no cenário esportivo, a presença tem sido maior, mas a luta continua, em diversas situações que não são aceitas. Em 2006, foi criada a primeira torcida organizada oficial exclusivamente feminina, a Torcida Flu Mulher. A torcida foi criada com objetivo de aumentar o número de mulheres nos estádios e diminuir o preconceito com as torcedoras. E não parou por aí, buscando diminuir esse alto índice de preconceito, vieram vários movimentos de torcidas femininas que incentivam a ir juntas ao estádio, pois grande parte não tem companhia, ou não tem incentivo de alguém para ir junto. O futebol une mulheres de todos os lugares para se ajudarem, ir ver de perto o time do coração e sentir toda emoção que é estar lá. O time do Bahia criou a campanha #medeixetorcer, que pede respeito às mulheres que frequentam estádios de futebol. Nos movimentos criados, a torcida do Corinthians criou o Toda Poderosa Corinthiana, criado por torcedoras alvinegras, o VerDonnas, criado por palmeirenses, o Movimento Coralinas, formado por torcedoras do Santa Cruz de Recife, o Força Feminina Colorada, pelas torcedoras do Internacional e etc...

Créditos: VerDonnas

créditos: Facebook - Toda Poderosa Corinthiana Em junho de 2017, o Museu do Futebol, recebeu o primeiro Encontro Nacional de Mulheres de Arquibancada. O evento reuniu representantes de cerca de 50 torcidas organizadas vindas de todos os cantos afim de mostrar como existem mulheres que se importam e querem o seu espaço nas arquibancadas e no mundo da bola. A paixão que vem desde o berço é o que sustenta para prosseguir e lutar a cada dia mais pela representatividade de forma que respeitem dentro e fora dos estádios. E ainda que a grande maioria demore a perceber que essa paixão não é menor que a deles, vão ter que lidar com o fato de que, lugar de mulher foi, é, e sempre será nas arquibancadas. #OEstádioÉDelas Mayra Karoline.
Comments