Mais um grande passo para as mulheres! Após estátuas de homens no futebol inglês, a primeira mulher
- ADM
- 10 de mai. de 2019
- 2 min de leitura

Reprodução- BBC UK
A escolhida foi a lendária Lily Parr, grande atacante dos anos 1920 e 1930 vai ganhar uma homenagem do Futebol Inglês, em forma de estátua. Só que esta homenagem vem depois de 110 estátuas feitas para homens.
Lily Parr foi uma das pioneiras no futebol feminino inglês, em uma época que era muito difícil para as mulheres terem a liberdade para praticarem algum esporte, principalmente o futebol, ela fez história desafiando todas as leis, montou um time de futebol e foi jogar nos Estados Unidos. Mas por que isto? Porque a partir do ano de 1921 ficou proibido que mulheres jogassem futebol na Inglaterra, a justificativa foi que era um esporte inadequado para mulheres. Este regulamento foi banido apenas em 1969.
Aliás, Lily começou a jogar bola aos 14 anos, e o seu primeiro ano como profissional, marcou 34 gols e na sua carreira foram mais de 980 feitos, carreira esta que teve a duração de 32 anos. Parr jogou pelo time Kerr Ladies FC, formado por trabalhadoras de uma fábrica de munição.
E esteve presente em diversos momentos marcantes para o futebol feminino mundial: Na primeira partida oficial do time feminino da Inglaterra, no ano de 1920, contra a França, para um público de mais de 15 mil pessoas. E o resultado não poderia ser diferente: vitória da seleção inglesa por 4 a 0.
Na época da Primeira Guerra Mundial, enquanto os homens estavam no front de batalha, o futebol feminino ganhou grande visibilidade, pois ele se tornou presente na sociedade. E a carreira de Lily teve o seu auge.
Ela faleceu aos 73 anos, em 1978 e antes da sua morte, foi a primeira mulher a ir para o Hall da Fama do Museu do Futebol.
De acordo com a artista responsável, Hanna Stewart, a estátua vai ser revelada antes do início da Copa do Mundo Feminina, que ocorre a partir do dia 07 de Junho, na França.
Comments