O futebol feminino resiste na várzea
- Bianca Loyola
- 3 de abr. de 2019
- 2 min de leitura

A Agência Mural, primeira agência de notícias sobre as periferias de São Paulo, criou uma campanha de financiamento coletivo para viabilizar o lançamento de seu primeiro livro-reportagem: o “Minas da Várzea”, um HQ que aborda o futebol feminino de várzea.
As repórteres Priscila Pacheco e Luana Nunes, correspondentes do Grajaú e Parelheiros, ouviram histórias das meninas que não largam a bola. Os desenhistas Alexandre De Maio e Magno Borges também participaram das entrevistas para ajudar a contar todos os detalhes em quadrinhos. Com o roteiro e desenhos baseados na vivência das meninas, o livro tem o custo de apenas R$15.
Para produzir o livro, a equipe foi até o extremo sul da capital paulista, Parelheiros, em direção à aldeia indígena do povo Guarani Mbya e ao campo de terra laranja de Vargem Grande, bairro construído dentro de uma cratera formada por um corpo celeste há milhões de anos.
O quadrinho conta a história e as dificuldades vividas pelas jovens da periferia para jogar futebol. “Às vezes o dinheiro não dá para pagar a tarifa do ônibus – e aí como faz para participar do campeonato longe de casa? O tempo para treinar é escasso – afinal, tem o horário de trabalho e a distância. Há também quem pegue emprestado o uniforme do time masculino”, ressalta a agência.
“Minas da Várzea” teve seu pré-lançamento na primeira reportagem em quadrinhos da Agência Mural, no Festival de Artes das Periferias. O Festival reuniu artistas em exposições de fotos e camisas de times de futebol de várzea. Também integraram a programação, um bate-papo sobre jornalismo, quadrinhos e periferias, além de uma oficina de lambe-lambe. O evento, ocorreu em novembro do ano passado, no estádio do Pacaembu e seu intuito é dar voz à produção de artistas que não vivem no espaço central da cidade paulista. Já o lançamento do livro, foi realizado durante a Comic Con 2018.
Vamos fortalecer o movimento e ressaltar a importância da valorização do futebol feminino de várzea. Com apenas R$ 15,00 você além de incentivar a leitura, promove um destaque ainda maior para esta causa.
Comments