top of page

Ministério do Esporte: reflexões acerca das mudanças presidenciais

  • Bianca Loyola
  • 21 de jan. de 2019
  • 3 min de leitura

Foi realizada no dia 1 de janeiro, a troca e a posse do Presidente da República. A partir das mudanças designadas pelo Presidente Jair Bolsonaro, alguns ministérios se extinguiram e outros houveram uma junção. Baseada nessa transição, o presidente definiu 22 ministérios - número inferior aos 29 do governo Temer. Nesse mês, foram anunciadas a definição das pastas dos ministérios e seus respectivos ministros. O Ministério do Esporte sofreu alterações e será fundido com o da Cultura e o da Educação.


O esporte - que até então não foi abordado no plano de governo e nem nas campanhas do presidente atual - proporcionou no decorrer do tempo avanços significativos tanto para o Brasil, quanto para os demais países. Tais definições percorrem desde o início da história em 1937, quando o esporte fez parte da pasta da Educação até ter sua pasta especifica.


Para que possamos relembrar, o Ministério do Esporte e Turismo se iniciou no governo do Fernando Henrique Cardoso tendo o rei Pelé como ministro. Anteriormente, o ministério era modificado de pasta em pasta, ficando a maior parte da sua história como secretaria na pasta da Educação. Mas somente no governo Lula em 2003, o Esporte passou a ser um ministério único. Desde então, o setor se profissionalizou e teve aumento de receita.


No seu site oficial, o Ministério do Esporte está definido como o “[...] responsável por construir uma Política Nacional de Esporte. Além de desenvolver o esporte de alto rendimento, O Ministério trabalha ações de inclusão social por meio do esporte, garantindo a população brasileira o acesso gratuito a pratica esportiva, qualidade de vida e desenvolvimento humano.”. Ainda com informações retiradas do site, são relacionados alguns programas e ações como Plano Brasil Medalhas, Rede Nacional de Treinamento, Centro de Iniciação ao Esporte, Centros Olímpicos de Treinamento, Bolsa Atleta, Segundo Tempo, Atleta na Escola, Brincando com Esporte, Esporte e Lazer da Vida, Vida Saudável, Futebol Feminino, Seleções do Futuro, Sistema Nacional do Esporte, Diesporte, Estádio Mais.


Com o anúncio da junção do Ministério do Esporte com o Ministério da Cidadania, que também irá fundir as atribuições dos ministérios da Cultura, além da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas (Senad), vinculada atualmente ao Ministério da Justiça, houve uma grande repercussão nas redes sociais tanto de usuários, quanto de algumas entidades. Tais manifestações se baseiam principalmente na preocupação dos comitês e confederações, pois infelizmente o esporte não é visto como investimento nos planos de governo. Os Comitês Olímpico, Paraolímpico e Confederação Brasileira do Vôlei também se manifestaram e cobram mais apoio e consolidação da política pública do esporte. A Confederação Brasileira do Vôlei em nota afirma “O esporte é agente poderoso de inclusão, educação e saúde, tendo extrema importância dentro da sociedade”.


O ministro escolhido para assumir o cargo foi Osmar Terra, ele esclareceu que o primeiro objetivo é reforçar o Bolsa Atleta, programa que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento. “Vamos privilegiar os esportes de base para garantir um número maior de atletas e descobrir talentos” e ainda destacou que “A fusão dos ministérios não vai tirar a força que cada pasta tem. Estamos mantendo as estruturas básicas para que não ocorra redução de atividades e para fortalecê-las com a integração”. Osmar Terra disse ainda, que recebeu carta branca do presidente da República, Jair Bolsonaro, para fazer os ajustes necessários e promover melhorias nas políticas públicas. “Fazer parte deste momento é uma honra, um convite que não pude recusar. Teremos um presidente que fará as coisas avançarem em diversas áreas”, finalizou.


Baseado nestas informações, você, apaixonada por futebol, se sente preocupada em relação a junção dos ministérios? Acredita que isso irá afetar o futebol brasileiro? Deixe sua opinião!

Fontes: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2018-12/veja-quem-sao-os-ministros-de-jair-bolsonaro

https://pleno.news/brasil/eleicoes-2018/conheca-o-plano-de-governo-do-candidato-jair-bolsonaro.html

http://www.esporte.gov.br/

 
 
 

コメント


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
20201125_112525_0000_auto_x1%20(1)_edite

Quem somos?

Uma equipe de mulheres 

que se uniram pelo amor ao FUTEBOL.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

© 2018 Apaixonadas Por Futebol

bottom of page