A VOZ FEMININA ECOA NAS ARQUIBANCADAS
- Gabriela Santos
- 25 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Depois de anos lutando, os estádios passaram a ouvir as vozes femininas nas arquibancadas, e o futebol? Está ficando menos machista

Imagem: Retirada da internet
Durante muitos anos as mulheres lutaram por seus direitos – ainda lutam por eles –, dentre eles a ida aos estádios. Em março desse ano, iranianas passaram a poder frequentar os estádios, sim, tem apenas pouco mais de dez meses, que as mulheres da Arábia Saudita podem acompanhar seu time do coração. Embora o Brasil seja considerado o país do futebol, ainda enfrentamos o machismo diário do futebol. Entretanto felizmente os nossos guarda-roupas agora são compostos também por camisas do nosso time e cada dia uma nova torcedora declara todo o seu afeto há algum clube.
O futebol ainda é um espaço machista, queiram ou não, ainda temos que ouvir “Você vai sozinha? Isso é coisa de homem" ou ouvir “Você não deveria vir de shorts ao estádio, vai chamar muita atenção” “Maria arquibancada”. Me pego refletindo, quais seriam os motivos que fazem uma pessoa achar tão anormal assim situações como essa? Incrível como os mais de 90 minutos dentro do estádio, me poupam horas de terapia/psicólogo, mas ao mesmo tempo nos obriga a ter que ouvir comentários tão absurdos quanto.
Lembro-me bem a primeira vez que fui sozinha ao estádio, o coração a mil por hora. Vestindo a camisa do meu clube no transporte público a noite, o medo de encontrar a torcida rival e apanhar se aproximava a cada momento que eu me aproximava do estádio, mas tudo correu bem e ainda vencemos por 3 a 0. Nas outras vezes eu me senti muito mais calma E segura. Sim, eu encontrei o meu lugar no mundo. Um tanto quanto clichê dizer isso, afinal quantas vezes já ouvimos isso ou dizemos? Porém aquele lugar é diferente, eu havia encontrado o meu povo.
Tenho visto cada vez mais mulheres indo ao estádio e elas vão sozinhas, com as amigas, filhas, mães e tantas outras. Ser mulher já não é uma tarefa fácil na nossa sociedade, ser mulher e torcedora aumenta a gravidade da situação, dentre todas os motivos que nos levam ao estádio, ouvir mais mulheres torcendo nas arquibancadas aumenta ainda mais a esperança de um esporte mais igualitário.
Tenho acompanhado muitas amigas demonstrando vontade de ir ao estádio dos seus respectivos clubes e sei que faço parte de tudo isso, e me orgulho disso porque é muito gratificante fazer parte de conquistas, por mais que elas sejam de certa forma individuais. Mulheres unam-se, viu uma das suas caminhando sozinha para ir ao estádio? Junte-se a ela (caso ela aceite a sua companhia). Não há nada mais importante do que ouvir as nossas vozes unidas, buscando o resultado positivo da partida. E mais do que isso não importa se estaremos na mesa do bar, na arquibancada de concreto ou na área mais gourmet do estádio, nós iremos acompanhar o nosso time.
Embora tenhamos mais homens torcendo, fazendo o mercado futebolístico girar as mulheres vem cada a dia buscando seu espaço, porém é importante também o apoio dos clubes, dirigentes nos enxerguem produzam mais roupas femininas, tanto agasalhos, camisas, calças entre outros produtos.
Afinal ainda estaremos lá quando o clube estiver indo de mal a pior.
Comments