top of page

ESPECIAL - 60 Anos do Primeiro Mundial!

  • Foto do escritor: ADM
    ADM
  • 29 de jun. de 2018
  • 3 min de leitura

Nessa primeira semana, vamos falar do nosso primeiro titulo em 1958, que completa 60 anos nessa sexta feira, (29), e ocorreu na sexta edição da copa do mundo, que aconteceu na Suécia e teve uma duração de 28 dias. 

(De 10 de junho até 29 de junho). SELEÇÕES PARTICIPANTES: Alemanha Ocidental, Irlanda do Norte, Tchecoslováquia, Argentina, França, Iugoslávia, Paraguai, Escócia, Suécia, País de Gales, Hungria, México, Brasil, União Soviética, Inglaterra e Áustria. SELEÇÃO BRASILEIRA: A seleção brasileira contava com jogadores de grande expressão, como Zagallo que atacava e recuava para marcar o meio - campo, dando origem ao 4-3-3. Na direita De Sordi, do lado esquerdo tinhamos Nilton Santos, e na frente,o trio, Pelé, Garrincha e Vavá, que fizeram história com a amarelinha. O esquema tático brasileiro montado pelo técnico Vicente Feola, fez com que o Brasil se tornasse a defesa mais sólida do mundial.

O CAMINHO ATÉ O TITULO: Depois de duas copas frustrantes, a de 1950 onde perdemos para a Hungria e 1954, onde todos passaram a afirmar que o Brasil era incapaz de decidir partidas importantes contra europeus, a seleção de Pelé já se mostrou diferente no primeiro jogo contra a Áustria em 1958, onde vencemos por 3x0. Os adversários seguintes do Brasil foram Inglaterra e União Soviética. Logo no segundo jogo, o técnico Feola precisou mudar a equipe, Dino Sani, volante, se machucou no treino, e deu lugar a Zito. Pelé, recuperado de uma lesão no tornozelo, tirou Mazzola do time. E Garrincha foi escalado para o lugar de Joel. As trocas funcionaram! O Brasil venceu dos russos por um placar de 2x0. Contra a Inglaterra, que tinha uma defesa muito segura, coube a Pelé resolver a parada com um gol espetacular, em que deu dois chapéus nos defensores e estufou a rede para levar o Brasil à semifinal. Para conseguir chegar até a final, a seleção precisava vencer dos franceses, que até então tinham o melhor ataque da copa; 15 gols, sendo oito deles de Just Fontaine, artilheiro do torneio. Masss, quem parava nossa seleção?! O Brasil mostrou mais força ainda, quando Vavá marcou aos 2 minutos de jogo, e apesar de Fontaine empatar aos 9 minutos para a França, no primeiro gol sofrido pelo time nacional em solo sueco, aos 39, Didi marcou e levou a seleção para o intervalo com a vantagem. Na segunda etapa, Pelé teve grande destaque, fazendo seu grande jogo na Copa, ele marcou três vezes. Aos 38 Piantoni marcou, um gol que não significou qualquer problema para a nossa seleção, que aquela altura do campeonato, estava indo para final da Copa do Mundo pela segunda vez. O JOGO DO TITULO A final era contra o pais anfitrião. A tensão tomou conta quando a Suécia marcou aos 4 minutos de jogo. E pela primeira vez o time brasileiro saiu atrás no placar. Assim que o gol foi marcado, o meia Didi pegou a bola, a colocou debaixo do braço e foi em direção ao centro do campo, sinalizando que a partida estava recomeçando. O gesto, acalmou e deu novamente confiança ao time, que por fim goleou o time da casa por 5x2, e deu ao Brasil o primeiro titulo mundial. 

Esse foi o Ponta pé inicial de uma seleção que marcou gerações e entrou pra história conquistando mais 2 titulos nas 3 edições seguintes da Copa do Mundo! E a história dessas edições nós relatamos para vocês nas próximas semanas! 

Até logo! 

 
 
 

Comments


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
20201125_112525_0000_auto_x1%20(1)_edite

Quem somos?

Uma equipe de mulheres 

que se uniram pelo amor ao FUTEBOL.

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

© 2018 Apaixonadas Por Futebol

bottom of page